quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

CALENDÁRIO LITÚRGICO


Calendário e lecionário: nosso patrimônio cristão
(trechos do Manual do Culto)

I - Sobre o Calendário Litúrgico

Calendários cívicos comemoram obras humanas. O Calendário Litúrgico celebra o que Deus fez em Cristo, o que continua a fazer hoje mediante seu Espírito Santo, e o que promete fazer no futuro. É um lembrete contínuo de que a salvação não vem de nós, e sim da graça de Deus em Jesus Cristo. O fato de se acompanhar o ano da graça do Senhor nos cultos da Igreja semana após semana, anos após ano, leva à compreensão real do sentido bíblico da adoração e louvor...
O calendário cristão ou ‘litúrgico’ gira em torno dos grandes atos de Deus em Jesus Cristo para a redenção do mundo. O nascimento, vida, morte, ressurreição e volta prometida do Senhor, bem como sua dádiva do Espírito Santo à Igreja, dão sentido aos dias e épocas do ano cristão.....
O Ano Cristão possui três ciclos:
1) a seqüência semanal do domingo que, de sete em sete dias, comemora a ressurreição do Senhor, formando o alicerce e o núcleo do ano litúrgico.
2) o Ciclo do Natal que inclui as quatro semanas do Advento, os 12 dias do Natal, e termina no dia 6 de janeiro, a Epifania do Senhor.
3) o Ciclo da Páscoa que abrange 40 dias da Quaresma (terminando na Semana Santa), os 50 dias da Páscoa e chega ao apogeu no Dia de Pentecostes.
O ano litúrgico, entretanto, caracteriza-se na sua maior parte pelo Tempo Comum – tempo normal ou habitual. É o tempo-padrão, marcado pelo ciclo semanal tendo seu ponto alto na adoração dominical do Senhor ... Duas vezes por ano, o tempo comum cede lugar ao tempo não-comum – os Ciclos do Natal e da Páscoa....
Todavia, durante o tempo comum ocorrem quatro dias especiais – Batismo do Senhor, Transfiguração do Senhor, Trindade e Cristo, o Rei do Universo.

II – Sobre as Cores do Tempo da Graça

Em décadas recentes, as igrejas presbiterianas vêm-se utilizando das cores litúrgicas para realçar os diferentes dias e épocas do ano cristão. As cores são empregadas nas togas do pastor e do coro, nas toalhas da mesa e púlpito, em marcadores de página, na Bíblia do púlpito, nas oferendas florais e em bandeiras litúrgicas...
O esquema tradicional das cores litúrgicas é simples:
O branco e a cor de ouro simbolizam a Divindade, luz, glória, alegria e vitória. São usadas para celebrar a obra redentora de Cristo (Natal, Epifania, Batismo do Senhor, Transfiguração do Senhor, Páscoa, Ascensão do Senhor, Trindade e Cristo, o Rei do Universo).
O vermelho, símbolo do fogo e do sangue dos mártires, é a cor das celebrações do Espírito Santo e da Igreja: Pentecostes, ‘31 de Julho, Dia da Reforma, bem como aniversário das igrejas locais, ordenação e investidura de pastores.
O roxo caracteriza as épocas do ano cristão dedicadas à reflexão, arrependimento e preparação, como o Advento e a Quaresma.
O azul claro tem sido empregado também durante o Advento por expressar a esperança.
O preto denota morte, sendo usado na Quarta-Feira de Cinzas e Sexta-Feira da Paixão.
O verde, cor da natureza, vida e crescimento, é usado ao longo do tempo comum”.


Fonte: http://catedralonline.com.br/portal/modules/mastop_publish/?tac=Nossas_tradi%E7%F5es