terça-feira, 3 de novembro de 2009

NOTA EPISCOPAL 02/2009


É VÁLIDO O BATISMO CONFERIDO PELA IEEP?



A Igreja Episcopal do Evangelho Pleno (IEEP) é uma Igreja Anglicana continuante, filiada a Fraternidade dos Anglicanos Confessantes (Fellowship of Confessing Anglicans) e portanto, confere o batismo em rito anglicano.

Algumas pessoas, principalmente católicas, nos questionam: É válido o batismo conferido pela IEEP? Para sanar, de forma insuspeita, esta questão vejamos a posição católica, através da Paróquia São José da Diocese de São Miguel Paulista em São Paulo que nos diz:

“Certamente é valido o Batismo celebrado pelas Igrejas Ortodoxas, Anglicanas...”
(http://www.acaojose.com.br/displaycol_infoh.asp?id=5161&categ=Colunista&sessao=Hunaldo – Acesso em 03/11/09 - grifo nosso).

Igualmente esclarece a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro: "O Batismo é administrado uma só vez na vida de uma pessoa. Assim, deve ser levada em conta a validade ou não do Batismo realizado por outras confissões cristãs conforme as normas do cânon 869§2 e 3.
a) Certamente é valido o Batismo celebrado pelas Igrejas Ortodoxas, Anglicanas, Luteranas, Metodistas, Presbiterianas, Batistas, Adventistas, Assembléia de Deus, Congregacionais e a maioria das Igrejas Pentecostais. (http://www.e-padre.com/default.asp?secao=documentos.asp&cod_cat=3 - grifo nosso).

Assim sendo, todo batismo anglicano, que é sempre realizado com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, na intenção de inserir o batizando no Corpo de Cristo, é completamente válido, inclusive para a Igreja Católica, como se vê no link citado; logo, isto inclui o batismo celebrado por nossa Igreja que assim: “certamente é válido”.