sábado, 31 de outubro de 2009

E A REFORMA TINHA RAZÃO...










A Reforma Protestante do Século XVI foi um movimento dentro da Igreja Cristã com vistas a trazer o Cristianismo de volta ao Evangelho e aos valores fundamentais das Escrituras. No entanto, muitos de seus postulados só foram aceitos pela Igreja Católica no Concílio Vaticano II (1962-1965). E não é que a Reforma tinha razão...

+ A Reforma propunha que a celebração cristã acontecesse em língua vernácula, no Concílio Vaticano II Roma aceitou este fato.

+ A Reforma propunha que na celebração cristã o oficiante estivesse voltado para o povo, no Concílio Vaticano II Roma aceitou este fato.

+ A Reforma propunha que a Bíblia fosse traduzida na linguagem do povo, no Concílio Vaticano II Roma aceitou este fato.

+ A Reforma propunha que a Bíblia fosse colocada na mão dos leigos para que todos tivessem acesso à Palavra de Deus, no Concílio Vaticano II Roma aceitou este fato.

+ A Reforma propunha que a educação cristã (catequese) fosse aberta a todo o povo, no Concílio Vaticano II Roma aceitou este fato.

+ A Reforma propunha que a Salvação se dá exclusivamente pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo (Ef 2,8-9), Em 1999 Roma aceitou este fato fundamental e básico da fé cristã em Documento assinado pela Igreja Romana e a Federação Luterana Mundial.


Da mesma forma, ainda existem muitos ensinos da Reforma que Roma bem faria em acatar, como o celibato opcional do clero, a comunhão sob duas espécies, a confissão comunitária diretamente a Deus, a conciliaridade, entre outros. Muitas vezes, Roma tem agido com lentidão custando a abrir mão de velhas tradições, o que é lamentável, pois entre outras coisas, emperra o diálogo ecumênico.

Se Roma tivesse sido mais flexível, Lutero teria conseguido o que almejava, reformar a Igreja Cristã, mas com o espírito de intolerância da época, dividiu-se, mais uma vez, a Cristandade; hoje todos lamentamos!!!


Rev. Sandro+