terça-feira, 27 de outubro de 2009

ROMA E OS ANGLICANOS: ALGUMAS REFLEXÕES



No último dia 20 de outubro de 2009, o Vaticano comunicou que estará publicando uma “Constituição Apostólica” possibilitando recepcionar na Igreja Católica clérigos e leigos oriundos do anglicanismo (cantuariano e continuante). Esta notícia gerou certo alvoroço no meio cristão e em especial entre os simpatizantes da ala anglo-católica, haja vista que os anglicanos protestantes não se interessam em regressar à Igreja de Roma. No entanto, algumas reflexões precisam ser feitas sobre este tema:


1.Roma continua não reconhecendo as ordens anglicanas, o clérigo que for recepcionado na Igreja Católica deverá ser reordenado.

2.Roma continua não reconhecendo o divórcio, motivo que levou muitos a saírem das fileiras romanas para as anglo-católicas, portanto, ela não deverá recepcionar ninguém em segundas núpcias em seu ministério e nem permitir a celebração de casamento para divorciados, algo absolutamente comum no anglicanismo.

3.Roma continua não reconhecendo a ordenação feminina, algo aceito por grande parte do anglicanismo.

4.Roma continua não reconhecendo o chamado “casamento” homossexual, o que exclui de suas fileiras boa parte dos clérigos anglicanos liberais.

5.Roma restringe ao presbiterado o ministério de homens casados, portanto estes sacerdotes nunca serão escolhidos como bispos.

6.Roma criou esta “Constituição Apostólica” em resposta ao pedido de tradicionalistas anglicanos (continuantes, inclusive), portanto, ela visa, prioritariamente, receber clérigos que possuam comunidades reais, com fiéis e não clérigos com comunidades virtuais, como acontece em muitos casos.

7.Roma estipulará, de certo, requisitos a serem cumpridos pelos postulantes a esta recepção e estes requistos passam pela subscrição integral da doutrina romana - não são poucos os anglo-católicos que afirmaram só acolher os sete Concílios da Igreja Indivisa e alguns rejeitaram inclusive a cláusula “filioque” do Credo Niceno, todos esses terão de voltar a trás.

8.Roma pedirá, de certo, um mínimo de formação teológica adequada aos postulantes à recepção, requisito que boa parte dos que se apresentam atualmente como anglo-católicos não preenche.


Assim sendo, penso ser necessário aguardarmos mais e esperarmos a publicação do Documento. Aos que desejarem caminhar com a Igreja Romana que Deus os abençõe e aqueles que pretenderem continuar no anglicanismo, que Deus os ilumine e em todo o caso: “seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu”.



Rev. Sandro+