sábado, 10 de abril de 2010

ELEITO NOVO PRESIDENTE DA FCA


Primaz do Cone Sul é o Novo Presidente da Fraternidade de Anglicanos Confessantes (FCA).

O Conselho dos Primazes do Gafcon/Fraternidade de Anglicanos Confessantes (FCA) se reuniu nas Bermudas, de 05 a 09 do corrente, sob a presidência do agora Primaz Aposentado da Nigéria, Revmo. Peter Akinola, analisando as implicações para o futuro da Comunhão Anglicana das manobras burocráticas que esvaziam o Encontro dos Primazes em favor da nova Comissão Executiva (de questionada legalidade e legitimidade), e a sagração, no próximo dia 15 de maio da Revda. Mary Glasspool, uma lésbica vivendo em parceria, como Bispa Sufragânea da Diocese de Los Angeles, e o que isso representa no posicionamento da Igreja Episcopal (TEC) dos Estados Unidos, e o fim do período de “restrição graciosa” da ordenação de homossexuais. O Conselho reafirmou a prioridade de uma Fraternidade unida pelo Evangelho de Jesus Cristo, e pela sã doutrina, mais do que meros laços de lealdade institucional, e que, cada vez mais, se requer tomadas de posição claras e corajosas.

Os Primazes que integram o Conselho representam 34 milhões de anglicanos, ou seja, mais da metade dos anglicanos ativos. Eles afirmam que as atuais estruturas da Comunhão Anglicana se tornaram ineficientes, e perderam a sua integridade. Cristãos na Nigéria, no Iraque e no Sudão estão sofrendo violências em razão da sua fé, no Haiti e no Chile sofrem em razão das catástrofes da natureza e em lugares como Quênia, Uganda e Reino Unido estão sendo marginalizados ou ignorados.

O Conselho dos Primazes elegeu como seu novo Presidente o Primaz da Igreja do Cone Sul Gregory J. Venables; como Vice-presidentes os Primazes Emmanuel Kilini, de Ruanda, e Eliud Wabukala, de Quênia; reconduzindo como Secretário Geral o Revmo. Peter Jensen da província (interna) de Sydney, na Austrália. Também estiveram presentes à reunião o Primaz da África Ocidental, Justice Akrofi, Valentino Mokiwa, da Tanzânia, Nicholas Okoh, da Nigéria, Henri Orombi, de Uganda e Robert Duncan, da Igreja Anglicana na América do Norte (ACNA).

Fonte: www.anglican-maisntream.net

Extraído de: http://migre.me/vpw0


Em tempo: A nossa Igreja Episcopal do Evangelho Pleno (IEEP) é membro da FCA desde 17/07/2009.