segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Mateus 6:24-34 - PRIORIDADES


A vida é muito curta para ser pequena”. É preciso estabelecer o que é mais importante para não nos perdermos. Será que temos priorizado as coisas certas? Ou estamos desperdiçando o nosso maior bem que é a vida (v.25b) em uma correria sem sentido?
O texto de hoje traz princípios para o aproveitamento correto da vida. Prioridade é o que consideramos mais importante e por isso investimos: tempo, recursos e ações. Muitas vezes falamos que a nossa prioridade é uma quando na prática estamos investindo: tempo, recursos e ações em outra coisa. "Não podemos servir a Deus e ao dinheiro ao mesmo tempo" (v.24).
Prioridades erradas (Mt 6.25-34): Priorizar apenas as questões materiais, como se tudo se resumisse a isso. A vida é mais que isso! Essas prioridades erradas geram: (v.25)Ansiedade, (v.27,31) Frustração/inquietação, (v.32) descrença. Prioridades Certas: São as questões que dizem respeito à melhoria deste mundo, das nossas relações e da eternidade com Deus. A proposta do Reino é trazer melhorias e as marcas de Cristo, introduzindo-nos no céu.
A prioridade certa gera: (v.33) Busca dos valores de Deus (v.32b): em casa, no trabalho, na sociedade, na vida da Igreja, na ação missionária. (v.34) Qualidade na vivência diária: O Agora é o momento para viver intensamente. Amar, perdoar, visitar, resolver questões pendentes, servir... Não somos os donos do amanhã. O momento presente é o único que temos (é o primeiro, o único e o último). Protelar não é uma boa idéia. (v. 26, 32b) Dependência no cuidado Divino: Deus tem suprido as nossas necessidades. Ele cuida das aves, dos lírios... do pão nosso de cada dia. Ele sabe que necessitamos e tem nos prometido o cuidado em cada dia. Não é o nosso salário, não é a nossa força, inteligência, saúde, etc. que nos sustenta e sim Deus! Portanto vamos descansar responsavelmente Nele.
Conclusão: “Não sois máquinas, homens é que sois”. Só temos uma vida e precisamos fazer valer a pena! O que priorizamos aqui tem desdobramentos na eternidade! Coloquemos diante de Deus as nossas necessidades: materiais, emocionais, físicas. Ele tem cuidado de nós.