segunda-feira, 6 de abril de 2009

IDENTIDADE ECLESIAL






Diante da imensa diversidade existente no anglicanismo mundial e brasileiro, o que inclusive o caracteriza, a Igreja Episcopal do Evangelho Pleno (IEEP) vem a público esclarecer:


Que a referida Igreja é uma Igreja Anglicana continuante, isto é, indepentente e sem vínculos com a Sé de Cantuária ou com seus representantes no Brasil.

Que embora o anglicanismo tenha origem em tempos muito remotos, o mesmo só tomou a forma atual devido a Reforma Religiosa do século XVI, sendo assim, no nosso ponto de vista, o anglicanismo é parte inseparável do Movimento Reformado.

Que embora o anglicanismo seja reformado conserva-se também "católico", isto é, mantém-se ligado à Igreja Cristã universal, como era nos primeiros séculos do Cristianismo, conservando traços de catolicidade, e não de romanidade, ou seja, preserva gestos, ritos, vestimentas e formas próprios da Igreja antiga, que não são patrimônio exclusivo do viés romano do Cristianismo.

Que a sucessão apostólica em nossa Igreja vem da Comunhão Anglicana Independente, cujas linhas são aceitas por válidas em várias jurisdições eclesiásticas.

Que nossa Igreja adota a pluralidade de práticas litúrgicas como é comum no anglicanismo, tendo como referencial doutrinário básico os Credos Apostólico e Niceno e como referencial histórico os 39 Artigos de Religião da Igreja da Inglaterra.

Que no nosso entendimento, as Igrejas Anglicanas não são, pelo exposto acima, “Igrejas Brasileiras” mas Igrejas Católicas Reformadas que conservam aspectos ou traços da Catolicidade, mas também da Reforma.

Que até o presente momento nossa Igreja não possui vínculos eclesiásticos formais com nenhuma outra jurisdição eclesiástica anglicana no Brasil, sendo filiada internacionalmente só a Fraternidade dos Anglicanos Confessantes (FCA).

Que ninguém fala oficialmente pela Igreja a não ser o seu Bispo Primaz ou quem ele autorizar para tanto.

Que esta Igreja entende por ecumenismo a relação de diálogo com outros grupos cristãos, o que não exige compromisso litúrgico ou doutrinário de lado a lado, entendendo-se por cristãos aqueles que, sem reservas mentais, acolhem integralmente os ensinos do Credo Apostólico.