segunda-feira, 30 de novembro de 2009

DIA DO TEÓLOGO




Hoje é o Dia do Teólogo (30 de novembro). Parabéns para todos que lutam por fazer uma teologia cristã relevante e bíblica.

Sola Gratia - Sola Fide - Solus Christus - Sola Scriptura - Soli Deo Gloria

sábado, 21 de novembro de 2009

HISTÓRIA DO ANGLICANISMO


Não se sabe exatamente quando o cristianismo se estabeleceu nas Ilhas Britânicas, mas é certo que já existia antes do século III, possivelmente a partir de missionários fugidos das perseguições às quais os primeiros cristãos estavam sujeitos. Os primeiros registros da presença cristã naquela região foram feitos pelo historiador e escritor Tertuliano, no ano de 208 d.C. Mais tarde, no concílio de Arles, realizado em 314 d.C. na França, compareceram três bispos de uma Igreja que existia na Inglaterra sem o conhecimento da Igreja Romana.

A primeira Igreja Cristã organizada nas Ilhas Britânicas é a Igreja Celta. O povo Celta já habitava esta região antes mesmo da invasão anglo-saxônica. Esta Igreja, resistindo ao paganismo destes invasores, conseguiu manter uma Igreja Cristã independente, com organização monástica e tribal, sem nenhuma relação com a Igreja de Roma ou qualquer outra, embora mostrasse alguns hábitos e costumes orientais.

No ano de 595 d.C., o Papa Gregório I, também conhecido como Gregório Magno, o Grande, mandou uma comissão de monges, chefiada pelo monge Agostinho, prior do Convento de Santo André, na Cecília, para converter a Inglaterra ao Catolicismo. Agostinho foi o primeiro arcebispo de Cantuária, figura centralizadora da Comunhão Anglicana, e passou a ser conhecido como Agostinho de Cantuária. Boa parte dos costumes celtas cederam à dominante forma romana e latina do cristianismo ocidental.

Em 1534, a Igreja da Inglaterra (Anglicana) se separou em definitivo da Igreja Católica Romana, por iniciativa do rei Henrique VIII, valendo-se da questão com o Papa Clemente VII, relacionada com o pedido de anulação de seu casamento com Catarina de Aragão.

Esta separação, não obstante tenha acontecido por interesses pessoais e políticos, era um velho sonho da Igreja da Inglaterra, que nunca tinha aceito plenamente a dominação Romana. Não se pode, portanto, atribuir a Henrique VIII o título de fundador da Igreja Anglicana. Este processo de separação, em meio à Reforma Protestante, não marcava o surgimento de uma nova Igreja, mas sim a alforria definitiva de uma Igreja Cristã que se desenvolvia desde o século III de nossa era.

ANGLICANISMO NO BRASIL

O primeiro templo cristão construído por protestantes no Brasil foi da Igreja Anglicana, sendo também o primeiro na América do Sul, construído no Rio de Janeiro. Isto foi possível em 1810, devido um acordo de comércio entre Portugal e a Inglaterra, no qual estava previsto a liberdade de os anglicanos construírem suas capelas em território brasileiro.

A princípio os anglicanos residentes no Brasil reuniam-se em residências e navios ingleses para realizarem seus cultos, antes da liberdade de construir capelas. Porém, as capelas não poderiam ter aspecto de templo e deveriam parecer uma casa comum, sendo proibido construir torres e ter sinos. Essas primeiras capelas ficaram subordinadas à Igreja da Inglaterra e eram somente para atender ingleses. Foram construídas capelas em São Paulo, Santos, Rio de Janeiro, Belém e Recife.

Aproximadamente nos anos 1860 houve a tentativa de se implantar a igreja anglicana voltada para o povo brasileiro. Para isso o missionário estadunidense Rev. Richard Holden tentou abrir a primeira missão em Belém do Pará, e depois em Salvador da Bahia, mas essas tentativa foram frustradas. Em 1890 missionários estadunidenses, egressos do Seminário de Virgínia, chegaram ao Rio Grande do Sul, onde estabeleceram as primeiras comunidades brasileiras. Em 1º de junho de 1890, James Watson Morrir e Lucien Lee Kinsolving realizam, na cidade de Porto Alegre, o primeiro ofício religioso do que se chamou na época, Igreja Protestante Episcopal no Sul dos Estados Unidos do Brasil, que foi o primeiro nome da Igreja Anglicana em terras brasileiras. Depois passou a se chamar Igreja Episcopal Brasileira, Igreja Episcopal do Brasil e ultimamente Igreja Episcopal Anglicana do Brasil.

A partir da década de 1990, a Igreja Episcopal Anglicana do Brasil começou a ter problemas internos, por razões semelhantes às ocorridas nos Estados Unidos — confronto entre liberalismo e ortodoxia —, e foi a essa altura que as Igrejas Anglicanas Independentes começaram a chegar no Brasil. Assim, as divisões no Anglicanismo aconteceram como em todas as outras denominações cristãs.

IGREJA EPISCOPAL DO EVANGELHO PLENO

A Igreja Episcopal do Evangelho Pleno (IEEP) foi organizada em 02 de janeiro de 1997, na cidade de Taboão da Serra-SP, como uma Igreja Cristã Independente sob a liderança do então Rev. Josué Souza Torres. No ano de 2005 a Igreja abraça o anglicanismo, sendo que em 15 de janeiro de 2006 Dom Josué recebe o episcopado em Sucessão Apostólica pela Comunhão Anglicana Independente (à época com sede na Inglaterra).

Hoje, além de sua sede (Catedral) em Taboão da Serra, a IEEP possui uma Missão em Belo Horizonte-MG e Pontos Missionários em São Paulo-SP, Embu da Artes-SP e Januária-MG. Importante é o fato de que a IEEP é uma Igreja Anglicana continuante, isto é, sem vínculos com a Sé de Cantuária ou com a sua representante no Brasil. No entanto, somos filiados à Fellowship of Confessing Anglicans (Fraternidade dos Anglicanos Confessantes) com sede na Inglaterra.

EM RESUMO:

Pelo exposto, compreendemos que os anglicanos são ao mesmo tempo: católicos (conectados à Igreja de Cristo espalhada por toda a terra), apostólicos (com legítima Sucessão histórica) e reformados (acolhem os ensinos básicos da Reforma Religiosa do Século XVI). São, portanto, uma espécie de síntese do Cristianismo ecumênico.




Fontes pesquisadas:

- http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Anglicana (Acesso em 21/11/09)
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Anglicana_no_Brasil (Acesso em 21/11/09)
- Dom Josué Souza Torres, Bispo Primaz da IEEP

domingo, 15 de novembro de 2009

DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS


No dia de hoje, foi celebrado em toda a Igreja Episcopal do Evangelho Pleno o Dia de Ação de Graças, onde anualmente, rendemos graças a Deus por todas as suas boas dádivas com que nos tem agraciado.

Em nossa Missão em Belo Horizonte foi celebrada uma Eucaristia na parte da manhã contando com a participação de várias pessoas. Ficando a próxima celebração agendada para o domingo 06 de dezembro de 2009 às 10 horas (manhã).

Já em nossa Catedral em Taboão da Serra as celebrações se deram pela manhã e a noite como de costume.

Desta forma e por mais uma ano de vida, nossa Igreja rende graças a Deus!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

NOTA EPISCOPAL 03/2009


A Igreja Episcopal do Evangelho Pleno com sede na cidade de Taboão da Serra – SP, bem como todas as suas Missões e comunidades espalhadas por diversos pontos do Brasil, tem amparo legal, sendo uma Igreja devidamente registrada na forma da lei brasileira, portanto pode incorrer em Crime de Difamação ou de Calúnia, sem prejuízo das demais cominações legais, quem vier atacar ou criticar os nossos Diáconos, Sacerdotes, Bispo e Igreja sob o pretexto de “IGREJA FALSA, FALSO SACERDOTE, FALSO BISPO OU SACRAMENTO FALSO (INVÁLIDO)”.

Segue a baixo o alicerce da Liberdade Religiosa no Brasil, a Cláusula Pétrea que garante a cada um de nós o direito de escolher e de freqüentar e sermos assistidos religiosamente pela Igreja que quisermos, não tendo os outros nenhum direito à crítica, ameaças ou intimidações.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

Art. 5.º – Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pais a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

VI – é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgia;

VII – é assegurada, nos termos da lei, a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva;
 

VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei.

 

LEI N.º 9.459, DE 13 / 05 /1997 (que deu nova redação aos arts. 1.º e 20, da Lei n.º 7.716, de 05/01/1989)

 

Art. 1.º - Serão punidos, na forma desta lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceitos de raça, cor etnia, religião ou procedência nacional.

 
Art. 20 Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor etnia, religião ou procedência nacional. Pena: reclusão de 1 (um) a 3 (três) anos e multa.

CÓDIGO PENAL BRASILEIRO

Art.208 - Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso;

 

Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa, de mil cruzeiros a seis mil cruzeiros.

Parágrafo único. Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

 

Art. 209 - Impedir ou perturbar enterro ou cerimônia funerária:

Pena – detenção, de um mês a um ano, ou multa, de mil cruzeiros a seis mil cruzeiros.

Parágrafo único. Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

ORAÇÃO PELA UNIDADE DOS CRISTÃOS


"Senhor Jesus, tu rogaste para que todos sejam um. Nós te pedimos pela unidade dos cristãos, como tu a queres, pelos meios que quiseres. Que teu Espírito nos faça provar o sofrimento da separação, ver nosso pecado e esperar contra toda esperança. Amém". (CCN).

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

VOCÊ SABE O QUE É RITO ANGLO-CATÓLICO?


O Rito Anglo-Católico surgiu na Igreja da Inglaterra no século XIX com o Movimento de Oxford que visava resgatar os aspectos litúrgicos católicos do anglicanismo(http://pt.wikipedia.org/wiki/Anglo-catolicismo ).

Este Rito é extremamente semelhante ao rito católico comum, com o sacerdote ordenado em sucessão apostólica, devidamente paramentado (“batina”) conforme as cores litúrgicas, só que com maior flexibilidade para atender o casal segundo o seu próprio perfil. É, portanto, um rito independente, seguindo a tradição inglesa (“anglo”) e NÃO a romana.

Por seu aspecto ecumênico, um celebrante em Rito Anglo-Católico pode atender, para casamento, pessoas de todas as Igrejas, inclusive divorciados, seja em sítios, buffets, hotéis, residências ou capelas particulares. Nossa Igreja celebra também em Rito Anglo-Católico.

Atenção! O Rito Anglo-Católico NÃO está vinculado à Igreja Católica Romana.

terça-feira, 3 de novembro de 2009

NOTA EPISCOPAL 02/2009


É VÁLIDO O BATISMO CONFERIDO PELA IEEP?



A Igreja Episcopal do Evangelho Pleno (IEEP) é uma Igreja Anglicana continuante, filiada a Fraternidade dos Anglicanos Confessantes (Fellowship of Confessing Anglicans) e portanto, confere o batismo em rito anglicano.

Algumas pessoas, principalmente católicas, nos questionam: É válido o batismo conferido pela IEEP? Para sanar, de forma insuspeita, esta questão vejamos a posição católica, através da Paróquia São José da Diocese de São Miguel Paulista em São Paulo que nos diz:

“Certamente é valido o Batismo celebrado pelas Igrejas Ortodoxas, Anglicanas...”
(http://www.acaojose.com.br/displaycol_infoh.asp?id=5161&categ=Colunista&sessao=Hunaldo – Acesso em 03/11/09 - grifo nosso).

Igualmente esclarece a Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro: "O Batismo é administrado uma só vez na vida de uma pessoa. Assim, deve ser levada em conta a validade ou não do Batismo realizado por outras confissões cristãs conforme as normas do cânon 869§2 e 3.
a) Certamente é valido o Batismo celebrado pelas Igrejas Ortodoxas, Anglicanas, Luteranas, Metodistas, Presbiterianas, Batistas, Adventistas, Assembléia de Deus, Congregacionais e a maioria das Igrejas Pentecostais. (http://www.e-padre.com/default.asp?secao=documentos.asp&cod_cat=3 - grifo nosso).

Assim sendo, todo batismo anglicano, que é sempre realizado com água em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, na intenção de inserir o batizando no Corpo de Cristo, é completamente válido, inclusive para a Igreja Católica, como se vê no link citado; logo, isto inclui o batismo celebrado por nossa Igreja que assim: “certamente é válido”.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

O CRISTÃO E A MORTE




Nosso calendário marca a 2 de novembro o conhecido “Dia dos finados”, diante deste fato ficamos a refletir: O que é a morte para o cristão? Como devemos encará-la? Com medo, angústia, esperança, expectativa?

O ser humano não nasceu para morrer, mas a morte foi introduzida em nosso mundo de forma irreversível como conseqüência do pecado humano e como juízo de Deus sobre tal pecado (Rm 6.23; Gn 2.16,17).

Logo, a morte é algo estranho e em certo sentido amedrontador, mesmo para os salvos em Cristo (Mt 26.38-39) que tem em si a promessa de uma vida eterna e melhor (Jo 3.16; Jo 14.1-3), por se tratar de juízo divino e algo não natural originalmente.

Todo cristão, mesmo que tenha um natural medo de morrer (instinto de sobrevivência), tem a infalível promessa e garantia de Deus, de que se ele creu em Cristo Jesus, entregando-se a Ele de todo o coração nessa vida, ao partir, por mais humilde que seja, essa pessoa partirá seguro pelas benditas mãos do Salvador Jesus e com Ele se encontrará em eternidade de alegrias (Fp 1.21-23).

Portanto, cabe a todos nós que seguimos a Jesus Cristo, proclamarmos o Seu santo evangelho, para que o maior número possível de pessoas nele creiam e alcancem a graça da salvação eterna (At 4.12), isto nesta vida, pois depois da morte está selado o destino eterno de cada um (Hb 9.27).

Soli Deo Gloria!



Rev. Sandro+


Extraído de: "Meditações para o dia a dia 2009", p. 314 (Editora Vozes).