sábado, 31 de outubro de 2009

E A REFORMA TINHA RAZÃO...










A Reforma Protestante do Século XVI foi um movimento dentro da Igreja Cristã com vistas a trazer o Cristianismo de volta ao Evangelho e aos valores fundamentais das Escrituras. No entanto, muitos de seus postulados só foram aceitos pela Igreja Católica no Concílio Vaticano II (1962-1965). E não é que a Reforma tinha razão...

+ A Reforma propunha que a celebração cristã acontecesse em língua vernácula, no Concílio Vaticano II Roma aceitou este fato.

+ A Reforma propunha que na celebração cristã o oficiante estivesse voltado para o povo, no Concílio Vaticano II Roma aceitou este fato.

+ A Reforma propunha que a Bíblia fosse traduzida na linguagem do povo, no Concílio Vaticano II Roma aceitou este fato.

+ A Reforma propunha que a Bíblia fosse colocada na mão dos leigos para que todos tivessem acesso à Palavra de Deus, no Concílio Vaticano II Roma aceitou este fato.

+ A Reforma propunha que a educação cristã (catequese) fosse aberta a todo o povo, no Concílio Vaticano II Roma aceitou este fato.

+ A Reforma propunha que a Salvação se dá exclusivamente pela graça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo (Ef 2,8-9), Em 1999 Roma aceitou este fato fundamental e básico da fé cristã em Documento assinado pela Igreja Romana e a Federação Luterana Mundial.


Da mesma forma, ainda existem muitos ensinos da Reforma que Roma bem faria em acatar, como o celibato opcional do clero, a comunhão sob duas espécies, a confissão comunitária diretamente a Deus, a conciliaridade, entre outros. Muitas vezes, Roma tem agido com lentidão custando a abrir mão de velhas tradições, o que é lamentável, pois entre outras coisas, emperra o diálogo ecumênico.

Se Roma tivesse sido mais flexível, Lutero teria conseguido o que almejava, reformar a Igreja Cristã, mas com o espírito de intolerância da época, dividiu-se, mais uma vez, a Cristandade; hoje todos lamentamos!!!


Rev. Sandro+

terça-feira, 27 de outubro de 2009

ROMA E OS ANGLICANOS: ALGUMAS REFLEXÕES



No último dia 20 de outubro de 2009, o Vaticano comunicou que estará publicando uma “Constituição Apostólica” possibilitando recepcionar na Igreja Católica clérigos e leigos oriundos do anglicanismo (cantuariano e continuante). Esta notícia gerou certo alvoroço no meio cristão e em especial entre os simpatizantes da ala anglo-católica, haja vista que os anglicanos protestantes não se interessam em regressar à Igreja de Roma. No entanto, algumas reflexões precisam ser feitas sobre este tema:


1.Roma continua não reconhecendo as ordens anglicanas, o clérigo que for recepcionado na Igreja Católica deverá ser reordenado.

2.Roma continua não reconhecendo o divórcio, motivo que levou muitos a saírem das fileiras romanas para as anglo-católicas, portanto, ela não deverá recepcionar ninguém em segundas núpcias em seu ministério e nem permitir a celebração de casamento para divorciados, algo absolutamente comum no anglicanismo.

3.Roma continua não reconhecendo a ordenação feminina, algo aceito por grande parte do anglicanismo.

4.Roma continua não reconhecendo o chamado “casamento” homossexual, o que exclui de suas fileiras boa parte dos clérigos anglicanos liberais.

5.Roma restringe ao presbiterado o ministério de homens casados, portanto estes sacerdotes nunca serão escolhidos como bispos.

6.Roma criou esta “Constituição Apostólica” em resposta ao pedido de tradicionalistas anglicanos (continuantes, inclusive), portanto, ela visa, prioritariamente, receber clérigos que possuam comunidades reais, com fiéis e não clérigos com comunidades virtuais, como acontece em muitos casos.

7.Roma estipulará, de certo, requisitos a serem cumpridos pelos postulantes a esta recepção e estes requistos passam pela subscrição integral da doutrina romana - não são poucos os anglo-católicos que afirmaram só acolher os sete Concílios da Igreja Indivisa e alguns rejeitaram inclusive a cláusula “filioque” do Credo Niceno, todos esses terão de voltar a trás.

8.Roma pedirá, de certo, um mínimo de formação teológica adequada aos postulantes à recepção, requisito que boa parte dos que se apresentam atualmente como anglo-católicos não preenche.


Assim sendo, penso ser necessário aguardarmos mais e esperarmos a publicação do Documento. Aos que desejarem caminhar com a Igreja Romana que Deus os abençõe e aqueles que pretenderem continuar no anglicanismo, que Deus os ilumine e em todo o caso: “seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu”.



Rev. Sandro+

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

EUCARISTIA


Eucaristia, do grego, "ação de graças", é o termo que se usa para definir o mais importante ato do culto cristão, também chamado de Santa Comunhão, Santa Ceia ou Ceia do Senhor.

De fato, toda vida cristã deve ser uma constante ação de graças ao Criador por sua bondade para conosco, mas os cristãos, desde sempre, privilegiaram momentos especiais para que neles se celebrasse a Eucaristia, por isso vemos que a primitiva Igreja já celebrava dominicalmente a Sagrada Comunhão (At 20,7).

Desta forma nós, estamos celebrando a Eucaristia em Belo Horizonte/MG nas dependências do Buffet Sandrina Lobão - Rua Rio Pomba, 495 - Bairro: Pe. Eustáquio, uma vez por mês, sendo a próxima celebração dia 15/11/09 às 10 horas (manhã). Maiores informações, fale com o Reverendo Sandro: (31) 8853-8131.

Já na Catedral em Taboão da Serra/SP, a Eucaristia é celebrada todos os domingos às 10 e às 18 horas - Rua Antônio Oliveira Salazar, 515. Informações, fale com o Bispo Dom Josué: (11) 9172-8202.

Todos são bem-vindos às nossas celebrações!

sábado, 10 de outubro de 2009

RITO ANGLICANO


No anglicanismo é possível adotar uma diversidade enorme de Ritos Cristãos nas celebrações. Assim também, ocorre particularmente em nossa Igreja, onde adotamos tanto o Rito Anglo-católico (high church), como o Rito Ecumênico (broad church) e também o Rito Evangelical (low church); todos de forma lícita e válida.



Para efeito meramente ilustrativo, colocamos a seguir um vídeo norte-americano com uma demonstração do Rito Anglo-católico, rito este também em uso em nossa IEEP:


quinta-feira, 8 de outubro de 2009

ANGLICANISMO


A Igreja Episcopal do Evangelho Pleno é uma Igreja que recebeu sua sucessão apostólica da Comunhão Anglicana Independente e está, atualmente, filiada a Fraternidade dos Anglicanos Confessantes, sendo assim uma Igreja de ethos e rito anglicano, independente da sé de Cantuária. Mas, o que é o anglicanismo? Anglicanismo é...

“Uma teologia moderadamente protestante sob a forma de governo eclesiástico e liturgia moderadamente católicas”.

Fonte: Olson, Roger. História da Teologia Cristã. Editora Vida, p. 443.


Outras definições de anglicanismo, mais populares mas não menos verdadeiras são as seguintes: Anglicanismo é "a mais reformada das igrejas católicas e a mais católica das igrejas reformadas"; ou Anglicanismo é "católico mas não romano, protestante mas não presbiteriano"; ou ainda o Anglicanismo é "uma igreja ponte" (entre protestantes e católicos).

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

ANGLO-CATOLICISMO


O termo Anglo-catolicismo descreve pessoas, grupos, idéias, costumes e práticas dentro do anglicanismo que enfatizam a continuidade com a tradição católica.

O Anglicanismo, sendo embora uma única Igreja, está na prática dividido em dois ramos, os "Anglicanos da Alta Igreja", também chamados Anglo-Católicos e os "Anglicanos da Baixa Igreja", também conhecidos como a facção Evangélica. Embora todos os elementos da Comunhão Anglicana recitem os mesmos credos, os Anglicanos da Baixa Igreja tratam a palavra Católico no credo como um mero sinónimo antigo para universal, ao passo que os Anglicanos da Alta Igreja a tratam como o nome da igreja de Cristo à qual pertencem eles, a Igreja Católica, e outras igrejas da Sucessão Apostólica.

O Anglo-Catolicismo tem crenças e pratica rituais religiosos semelhantes às da Igreja Católica. Os elementos semelhantes incluem na celebração de sete sacramentos, a crença na Real Presença de Cristo na Eucaristia (mas não a transubstanciação, a devoção à Virgem Maria e aos santos (mas não hiperdulia ou crença em intercessão), a descrição do seu clero ordenado como "padres", o vestir vestimentas próprias na liturgia da igreja, e por vezes até mesmo a descrição das suas celebrações Eucarísticas como Missa. A sua principal divergência da Igreja Católica reside no estatuto, poder e influência do Bispo de Roma. Também na crença e aderência aos 39 Artigos de Religião, que definiu o Anglicanismo como denominação protestante. Usa também o Livro de Oração Comum em sua liturgia.

O desenvolvimento da ala Anglo-Católica do Anglicanismo teve lugar principalmente no Século XIX e está fortemente associado ao Movimento de Oxford. Dois dos seus líderes, John Henry Newman e Henry Edward Manning, ambos ordenados cléricos anglicanos, acabaram por aderir à Igreja Católica e por se tornarem Cardeais.

Embora o termo Catolicismo seja geralmente, e erradamente, usado para designar apenas a Igreja Católica Apostólica Romana, muitos Anglo-Católicos usam-no para se referirem também a si próprios, como parte da Igreja Católica geral (e não apenas Romana). Na verdade, algumas igrejas anglicanas, como a Catedral de St. Patrick em Dublin ou a "Catedral Nacional" da Igreja da Irlanda (anglicana), referem-se a si próprias como parte da "Comunhão Católica" e como "Igrejas Católicas" em anúncios dentro e em torno delas.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anglo-catolicismo

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL


No próximo sábado, 10/10/09, nossa Igreja estará promovendo uma festa especial para as Crianças, em comemoração ao "Dia das Crianças", a partir de 13 horas. Venha e participe!


No mesmo dia, na parte da noite, haverá um chá especial para as mulheres e todas são bem-vindas em nossa Igreja sede.